sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Atividade Prática - Foguetes Jato Pet

Caros alunos do 1º ano médio - A, B e C - matutino !!!!
Para realizar a atividade deverão providenciar os materias descritos a seguir para a próxima aula .

O Foguete Jato Pet
a - Material Para construção do foguete PET .
Materiais utilizados no Foguete :
- 2 garrafas pet ( 2litros)
- 1 garrafa pet ( 600 ml ) com tampa.
- 2 capas de CD
- Cerra de cano.
- Fita adesiva - Cola Super Bonder ou Araldite
b - Montagem
1°passo: Com o auxilio de uma cerra para canos, cerrar a capa de CD e fazer três aletas em forma de triângulo, conforme a linha pontilhada na figura 1


Figura 1


2°passo: Em uma garrafa Pet de 2 litros deve-se colar com Super Bonder ou Araldite as aletas (Figura 2 ). Lembrando que a distância entre a aletas uma da outra deve ser a mesma.


Figura 2


3°passo: Para ter certeza de que as aletas não vão se desprender da garrafa deve-se passar em cima uma fita adesiva, prendendo as aletas a garrafa até que a cola esteja seca .
4°passo: Corta-se o fundo da outra garrafa Pet de 2 litros , colando-se o restante com fita adesiva na parte de traz da garrafa com as aletas. Observe a figura 3.


Figura 3

5°passo: Corta-se o fundo da garrafa de 600 ml e fixa-se com fita adesiva o restante na ponta do foguete, de acordo com a figura 4.



Figura 4


Uma das melhorias mais fáceis de se realizar em nosso foguete são as aletas. Elas têm o poder de direcionar o foguete em linha reta e fazer com que eles subam cada vez mais alto. Estas aletas podem também ser são feitas de placas de isopor. São colocadas com fitas adesivas e cola de isopor encontrada em qualquer papelaria, o melhor seria mesmo as placas de isopor revestidas com fita adesiva durex larga para que ao cair o isopor não se quebre. No lançamento, observamos que a água (1/3 da capacidade do foguete é carga suficiente para lançá-lo), é imediatamente colocada para fora, gerando assim uma propulsão enorme no foguete. Quanto menos água, menor o peso do foguete, conseqüentemente maior velocidade e maior altitude.

Falou moçada !!!

Espero vocês em sala

Um abraço do Tchê !!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Se eu nao tira DEZ quero meu dinhero di volta.. .
r.s.r.sr.sr.

Pâmela Zanatta. disse...

affeeee, professor, o qee foi aquilo! UM abraço do Tchê. ;O

Anônimo disse...

Professor entendi toda a montagem...mas como coloco ele pra funcionar?
Abraços.

Dj Vital disse...

Olá, em primeiro lugar parabéns pela matéria esta bem original e explicativa, mas falta uma coisa muito importante na qual falta em muitas matérias do mesmo gênero, o ( DISPARADOR) Já montei varios foguetes desde os mais simples e até um pouco mais ousados como por exemplo tenho um montado com 17 garrafas pt 2LTS e funciona bem sobe até 20 ou 25 Mts de altura, mas o ponto em que tenho a maior dificuldade é em montar um disparador q funcione de verdade. Os meus funcionam mas muitas vezez falham, ainda ñ consegui montar um com um ótimo desempenho. Bem se alguém puder me ajudar me enviando um modelo q seja bastante funcional eu agradeceria, mas por favor q digam qual o material certo com medidas e tamanhos e tbm o passo a passo!! Muito obrigado!!!!! sdalmeida08@hotmail.com